Uma habitação sustentável, eficiente e responsável com o meio ambiente.
A ecologia, a sustentabilidade e a vinculação com o território constituem um dos pilares do projeto, quer na construção ou na reabilitação do imóvel quer nas práticas quotidianas do coletivo. Esta escolha pode significar um ligeiro aumento no orçamento inicial, mas considera-se que, a longo prazo, estas despesas serão amortizadas e contribuirão para reduzir a pegada ecológica do projeto e melhorar a qualidade de vida das/os cooperantes.
A sustentabilidade ecológica do projeto baseia-se em cinco aspectos fundamentais:
- Redução do consumo energético, de forma a evitar perdas de calor e frio, nomeadamente através do isolamento e orientação dos espaços.
- Utilização de materiais ecológicos, que garantam o mínimo impacto ambiental promovendo a economia circular, local e justa.
- Produção de energia 100% renovável, através de produção própria, com painéis fotovoltaicos, e em parceria com cooperativas de energia renovável.
- Otimização do consumo de água, através do reaproveitamento de águas cinzas, num circuito duplo de canalização, e águas pluviais para irrigação e saneamento.
- Produção de alimentos que permita cobrir parcialmente as necessidades alimentares do coletivo, por meio da criação e manutenção de uma horta comunitária.
